Reenha #3: Arte de Pássaros - Pablo Neruda


    Li "Arte de Pássaros" na praia. Foi a primeira compilação do autor que li (achei o livro, uma edição bilíngue português-espanhol em uma pilha que iria ser levada para reciclagem) e não sabia que o tema seria literalmente a arte que o autor via nos pássaros. Talvez a leitura dos poemas avulsos seja mais prazerosa, mas eu só tinha levado dois livros para a viagem e estava sem nenhuma outra opção. Enfim, fiquei exaurida de ler tantas poesias de uma só vez acerca do voo das aves, da descrição física delas, do cantar delas, dos seus habitats e nichos... O fato de eu não ter gostado pode também ser atribuído ao fato de que nunca ouvi falar de quase nenhuma das espécies mencionadas e nem de nenhum dos inúmeros rios ou cadeias de montanhas chilenas.
      Apesar de eu não ter gostado desse livro, achei interessante o jeito dinamista que Neruda usa para compor seus poemas. Ele descreve o movimento das dos pássaros como asas contra o vento, ora flutuando, ora batendo feito as ondas do mar. Não vou enrolar mais essa resenha, uma vez que não li essa compilação com calma e não pretendo desestimular ninguém a ler os poemas do autor - eu mesma ainda pretendo ler obras com outros temas.
       Até a próxima!

Comentários