Vale a pena assistir 3%?

Decidi falar sobre isso porque acho que a série 3% é subestimada principalmente pelo fato de ser uma produção brasileira. Pelo menos na minha família, há um certo preconceito contra os filmes, seriados e novelas nacionais - o principal motivo é que comercialmente, o que costuma ser vendido são histórias bobas, com uma atuação medíocre e uma qualidade que deixa muito a desejar. Acho sim que tem muita gente por aí que pensa igualmente, e é por isso que peço para darem uma chance a 3%.

Resultado de imagem para 3% posterAntes da série lançar, eu vi o trailer e pensei que a proposta da série era genial, além de parecer ser uma produção boa. Decidi dar uma chance e assim que o Netflix disponibilizou a série, comecei a assistir. O que eu mais gostei, logo de início, era o fato de não focarem em somente um personagem (no caso, a Michele, que a princípio é a típica protagonista amável e cativante). Não, na verdade, do início ao fim, você se depara com trocentos "protagonistas" que vieram de diversas realidades, mas que vão fazer de tudo para passarem no Processo.

A sociedade "distópica" do enredo não é tão diferente da nossa realidade no Brasil. De um lado, o povo pobre, vivendo de migalhas, com medo da violência e descuidado pelos maiorais; do outro, uma quantidade numericamente insignificante, mas que detém toda a riqueza, toda a comida, todas as tecnologias e confortos, em um lugar que parece não ter problemas. O Processo é uma prova realizada todos os anos, para os jovens que completam 20 anos, e é uma possibilidade para que eles passem para o outro lado (o Maralto). Entretanto, até mesmo o Processo é injusto e corruptível.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a diversidade dos personagens, especialmente o fato de um dos protagonistas ser paraplégico. Isso enriquece muito a história, porque é quase impossível ter uma representação dessas pessoas na mídia sem centrar os problemas do personagem em volta disso. Em 3%, você vê um rapaz que sim, tem dificuldades e sofre discriminação por andar de cadeira de rodas, mas que em 98% do tempo está sendo a pessoa mais inteligente do grupo, ou ajudando alguém, ou questionando alguma coisa - na 2ª temporada ele é uma peça super fundamental na execução de uma tarefa.

O que me deixa agoniada são os incansáveis (embora compreendíveis) palavrões e umas cenas beeem desnecessárias de sexo. Acho engraçado (e triste, ao mesmo tempo) como nós, brasileiros, temos tantos palavrões. Fui assistir um episódio com legendas em francês e tudo o só usaram dois. Em inglês, embora tenham mais, creio que ainda sejam menos (ou usados em menor quantidade) do que no Brasil. Quanto às cenas de violência, eu não me incomodo muito com elas - na segunda temporada teve uma cena, já quase no final, que me fez fechar os olhos, embora obviamente não mostre o ato de violência.

Achei a segunda temporada ainda melhor (embora mais pesada) do que a primeira, e isso raramente me acontece. Nela você passa a entender ainda mais a complexidade de cada personagem, daí você também compreende porque fulano fez isso ou porque sicrano falou aquilo para deutrano. Ela também aborda a violência institucionalizada pelo Estado (encarnei Max Weber aqui haha), a  fidelidade e a ganância. Os últimos dois episódios foram, na minha opinião, meio cansativos, mas fazer o que, né?

Portanto, sim, eu pessoalmente acho que valha a pena assistir a série. A história te prende e faz os 4min de episódio passarem rapidinho. Eu me impressionei e hoje consigo assistir produções brasileiras mais de boa.

Observações/pseudo-spoilers para a 2ª temporada: 

1-  O Casal Fundador... o que foi isso? Preferiria que nunca tivessem explicado a história deles

2- Os novos personagens. Amei.

3- Até o final da 1ª temporada eu simplesmente detestava o Rafael, mas agora ele é o meu preferido

4- Se eu já morria de vontade de ir ao Inhotim antes, imagine só agora! Lá é tão lindo que deu a parecer que mal fizeram edição na paisagem de lá

5- Ainda bem que a Michele tirou aquela franjnha, porque convenhamos, ficou muito melhor sem ela, principalmente quando ela coincidentemente estava com o look da Rey nos episódios 5 e 6. 

6- E por falar em looks: o Gérson andou assistindo Mad Max: Estrada da Fúria?

7- Elisa = possível Mary Morstan?

8- O que mais vai acontecer nessa série? Aaaaa

Comentários