Livros baratos???

Já conversei com muita gente que diz que não lê por falta de tempo e por falta de dinheiro. É verdade, principalmente se você é estudante, você não tem nem um, nem outro. Hoje vamos focar em como ler mais livros se você não tem muito dinheiro, ou se está economizando, ou se quer gastar menos (porque é sempre bom gastar menos).

Muitos amigos e parentes se assustam com o tanto de livros que eu tenho. Pode ser por influência do meu pai, que também tem um quarto cheio de obras literárias, coleções e livros técnicos. Bom, não vou falar sobre o meu pai, afinal, ele teve mais de trinta anos para ampliar sua coleção, enquanto eu só tenho dez. 

Primeiramente, até os 12/13 anos, eu literalmente fazia o meu pai comprar os livros que eu queria - e era quase mandatório: toda vez que eu ia ao shopping, comprava um. Daí a mensalidade da minha escola aumentou, veio a crise, eu entrei para o Ensino Médio e... bem, digamos que daí em diante ficou mais difícil ler com a intensidade que eu lia antes. Foi em 2014 que (re)descobri a biblioteca da minha escola e passei a frequentar sebos. 

A biblioteca da minha escola não era lá dessas coisas, tinha mais livros infantis e enciclopédias do que tudo, mas ainda assim eu procurava pegar um livro lá uma vez por mês. Bibliotecas, no geral - se na sua cidade tem uma biblioteca pública ou uma Universidade Federal, ainda melhor, uma vez que elas oferecem acervos maiores e não tem muita burocracia para usar. Eu já peguei até livros na "biblioteca" do parque, que não é lá dessas coisas, mas basta dar uma garimpada para achar um título que me interesse. 

Quanto ao sebo, minha mãe e eu sempre íamos lá no início do ano letivo, procurar livros paradidáticos. Mas à medida que o meu gosto literário foi transitando do Juvenil para uma literatura mais diversificada, passei a frequentar esses espaços mais e mais vezes e garimpar as seções de R$ 2 e R$ 5 - na maioria das vezes só há livros aleatórios que ninguém lê por lazer, como:

 Resultado de imagem para sweet valley high booksResultado de imagem para o que toda mulher precisa saber livro  Resultado de imagem para consolidação das leis do trabalho  Resultado de imagem para para todo o sempre cynthia  Resultado de imagem para ragnarok manga   Resultado de imagem para livro de matemática 2 ano   Resultado de imagem para contabilidade geral livro antigo Resultado de imagem para livro dissertação de mestrado Resultado de imagem para livros de auto ajuda   Resultado de imagem para koper signale der liebe julius fast

(Desconfio que algum alemão frequenta os meus sebos, porque tem muito livro em alemão)

O segredo é garimpar, garimpar, e nunca desistir... se não tem um livro interessante um dia, talvez duas semanas depois já tenha... só para vocês tererem ideia, achei esse tesouro em uma das cestas de R$2: 

aliás, super recomendo os contos de Allan Poe!

Também comprei um de poesias de Tomás Antonio Gonzaga comentado, pelo mesmo preço, e poesias de Fernando Pessoa, assim como 1222, da norueguesa Anne Holt, por R$5 (afinal, confesso que não gosto de pagar mais de R$30 por best-sellers).

Enquanto em uma livraria você compra um só livro por R$40 até R$70, no sebo você consegue pelo menos 6, em excelentes condições (ou 80% conservados). É só ter paciência para achar coisa boa e barata! 

Além dos sebos físicos, há também o Estante Virtual. Quando você mora no meio do nada e nunca acha o que você quer (e acredite, Brasília pode ser cidade grande, mas é difícil achar coisas legais por aqui), lá você acha quase tudo, e às vezes somando o preço do livro com o frete compensa mais do que comprar no sebo da esquina. 

Agora, às vezes a sorte também está do seu lado. Na garagem do meu prédio, por exemplo, o senhor responsável pela coleta do lixo sempre separa livros, revistas e cadernos deixados do lado de fora das lixeiras, para serem reciclados. Uma vez alguém havia dado o limpa na estante e deixou uns 40 livros dando sopa. E adivinha quem lucrou? Eu! DE GRAÇA levei para casa O Rei da Vela, de Oswald de Andrade; The Runaway Jury, de John Grishman; O Processo, de Kafka, Incidente em Antares, de Erico Verissimo; um livro de Sartre e mais dois cujos títulos não me lembro. Também já peguei livros "encostados" na casa da minha vó. Estavam tão empoeirados, tadinhos! Um deles foi uma coletânea de poesias de Castro Alves, que foi um baita de um poeta na época pré-abolicionista.

Um recurso legal que todo bom leitor faz é mendigar livros de presente. É o seu aniversário? Livros. É Natal? Livros. É Dia Dos Namorados? Livros (para quem não tem namoradx, alguns sites e livrarias fazem promoções para quem tá encalhado!!). É Páscoa? Livros. 

Já aconteceu de eu ganhar livros de presente que só Deus sabe de onde a pessoa tirou a ideia de que eu fosse gostar - acho que olharam e pensaram "olha, um livro com mais de 500 páginas, vamos dar para a Eline!" e compraram. Mas é para isso que existe a troca. O segredo aí é optar por vale-presente (uns R$50 na Cultura, por exemplo, já é um agrado e tanto).

No caso de você ser aquele tipo de pessoa beeeeem alérgica a livros antigos, ou que prefere edições novas, também tem um jeito de encontrar o que você quer por um preço abaixo dos valores padrões: edições de bolso. Claro que, dependendo do que você procura, talvez não exista mesmo uma edição pocket. Geralmente esses exemplares são comuns para literatura clássica ou Magnum-opus de  autores consagrados. Minhas editoras preferidas são a L&PM Pocket, a Penguin Books, a Martin Claret e a Companhia das Letras. Os preços tendem a variar, mas certeza que saem mais em conta do que o de um capa dura.   

Outro recurso é o bom e velho Nossa-me-empresta-esse-livro? Quando você visita a casa de um amigo ou parente, ou vê um conhecido lendo. Sou mestre em fazer isso, e as pessoas geralmente emprestam. Como eu tenho uma prima e uma tia que amam livros tanto quanto eu (oi, Bella, oi, tia Cintia!), de vez em quando fazemos trocas e lemos os livros das outras. 

Quer mais? Aí vão duas últimas dicas: ebooks e PDFs. Para quem tem paciência para ler em meios digitais, há ebooks por metade do preço das lojas físicas - além de ser bom para o meio ambiente! Online, principalmente pelo Skoob, é possível encontrar títulos em PDF, e o Domínio Público disponibiliza uma boa quantidade de obras "clássicas" da literatura brasileira. 

Espero que esse post tenha sido útil! Boa leitura!

Comentários