Dicas de foco e de estudos!

Sim, vamos começar o dia com exclamações, porque hoje é dia de produtividade! Embora esse blog não seja sobre estudos e eu não tenha nenhuma instrução na psicologia ou em técnicas de concentração, decidi fazer essa postagem porque muitos de nós que lemos blogs somos estudantes. 

Pessoalmente, sou muito distraída e difícil de me concentrar quando estou estudando (e até mesmo lendo, dependendo do texto/livro), e tenho que usar algumas artimanhas para prender a atenção. Compartilho agora 5 segredinhos que me ajudam a manter o foco.

1. Desligar o celular: sim, é o mais óbvio a fazer, especialmente quando os grupos do Whatsapp e as redes sociais chamam. Desligue o celular, mantenha-o longe do seu alcance, esqueça que ele existe. Simplesmente.

2. Músicas: isso fica a critério de cada um, mas escutar música durante os estudos me ajuda a relaxar e a isolar os barulhos externos - o meu prédio é muito barulhento: sempre tem gente gritando aqui embaixo, ou caminhões passando para recolher entulho, a TV na sala, até mesmo minha mãe interrompendo para conversar comigo. Recomendo músicas instrumentais que você nunca tenha ouvido, ou pelo menos não tenha memorizado o "padrão de som" dela (tipo, não escute a Primavera de Vivaldi, ou a 9ª Sinfonia de Beethoven, porque você com certeza irá se distrair). Durante o dia, eu geralmente escuto música clássica, e durante a noite, para não pegar no sono, coloco playlists de Chillpop, como essa;


3. Study With Me: quando não estou afim de música, ou quando quero uma força mais externa ainda para me motivar a estudar, ponho um vídeo de "Study With Me" em uma tab enquanto leio algum texto ou faço resumos. Eu não acreditava que isso ia ter tanta efetividade, mas realmente ajuda. É como estudar com um amigo que não te interrompe muito. Eu assisto muito StudyTubers, que são um pessoal no youtube que faz vídeo sobre produtividade e motivação para estudar. Uma das minhas preferidas é a Jade, porque ela chega a fazer vídeos de 2h e na maioria das vezes há aquele burburinho de pássaros (que eu amo) no fundo. 




4. Comece com textos mais curtos e depois leia os mais longos, como se você estivesse se aquecendo antes de correr uma maratona. Vá fazendo anotações em um papel ou em um arquivo do Google Docs ou Word. Isso é um pouco cansativo, mas distribui a sua concentração entre uma tarefa (ler) e outra (compreender). Quando você escreve, você ativa a memória que retém as informações sobre aquele conteúdo.

5. Ventilador, água, ar condicionado: aqui no Brasil faz muito calor, especialmente agora no início da primavera. Portanto, tenha tudo o que você precisa para tornar o ambiente agradável de se estudar. Encha uma garrafa d'água grande antes de começar, ligue o ventilador ou ar condicionado para amenizar a temperatura.

Espero que isso seja útil para vocês! Bons estudos!


Comentários