Exposição Eu Leitor

Olá, amantes da leitura (e amigxs/família)!

Hoje chego com uma notícia fresquinha... mas que deixarei para o final do post 😉

Na quinta-feira tive a oportunidade de visitar a exposição Eu Leitor, que está rolando na Biblioteca Nacional de Brasília desde o dia 27 de julho e que vai até o dia 23 deste mês. É uma exposição que homenageia o universo da leitura e a experiência de ler um livro "em busca da evasão".

vista externa da biblioteca + banner da exposição

Ainda no andar térreo, logo no caminho até os elevadores, há uma linha do tempo dos principais avanços da arte literária, desde os seus primórdios até 2010, e na parede à frente, outra que apresenta as principais obras literárias dos períodos. Achei muito didático.









O primeiro "núcleo" da exposição chama-se GESTO, e é uma instalação dinâmica e divertida em que visualizamos frases de diferentes autores célebres e podemos também interagir com uma tela. Esta representa o processo criativo da escrita, no qual é preciso se movimentar, tentar métodos novos e estar sempre renovando nosso embasamento literário. Pelo menos foi isso que eu interpretei, rs. Sem contar que a querida prof. Celia foi uma dos artistas responsáveis pela criação dessa instalação.








Poesia concreta? Poesia-caminho? Poesia-espelho?


Reprodução dos desenhos da versão original de
Alice no País das Maravilhas





Reconhecem a mesa onde Alice conheceu o Chapeleiro?




           
A foto não ficou boa, mas aqui está a introdução da parte mais bela da exposição

                         
você já ficou muito emocionado ao se deparar com alguma obra de arte? Fiquei deslumbrada!

 
























        Se eu passei uma hora só nesse núcleo? Não.... imagina... 😬 (só faltou José de Alencar)

outro espaço fofo, destinado à leitura. Para quem trabalha ali perto ou já usa o espaço da biblioteca para ler (em vez de estudar), é um sonho! Só não vá dormir na rede!!


  
                             
Titulada Alexandria, essa parede é destinada à escrita - quem chega pode escrever o que quiser



No último núcleo temos uma proposta na qual você pode escolher um cartão postal para enviar a qualquer pessoa, até mesmo no exterior. Como eu só sei o meu endereço, mandei um para mim. Será que chega ao meu endereço?

caso o postal não chegue, levei um de precaução e ele ficou lindo no meu caderninho, hehe


Se você é do DF e se interessou por essa exposição, ainda dá tempo de visitá-la! É fácil de chegar: a Biblioteca fica praticamente colada à Rodoviária de Brasília, e a entrada é gratuita. A exposição é aberta de segunda a sexta, das 9h às 19h, e nos finais de semana, das 9h às 17h. Às quintas-feiras e sábados há também uma roda de conversa sobre um livro específico, às 19h e 17h, respectivamente. Eu não fui, mas se você quiser ir, é só conferir a programação no site da exposição: euleitor.com.br



E por fim... a novidade! 

A partir de hoje, o suplemento (se assim posso chamar) deste blog estará disponível no Instagram! É isso mesmo! Decidi que isso seria mais dinâmico e poderá alcançar mais leitores. Então siga lá a conta @Literariatura  💕


Foto tirada de dentro de um cobogó

Comentários

  1. Ahhhh que lindo!!! Não entendo as pessoas que desvalorizam arte e cultura. É nossa preciosidade <333
    P.S: amei o cantinho, já vou acompanhar!!

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendo isso, e concordo contigo! Obrigada pelo carinho :)

      Excluir

Postar um comentário