Indicados ao Oscar 2019 e previsibilidades

Acabei de acompanhar as indicações para o 91° Academy Awards e posso afirmar que quase tudo foi bem previsível. Com exceção dos documentários e animações, acho que eu já estava prevendo os filmes que iriam entrar. Se você ainda não viu a lista completa, pode acessá-la no Omelete.

"Nasce uma Estrela" e "Bohemian Rhapsody" - acho que pela primeira vez teremos dois filmes sobre música. Isso é bem curioso, pois ambos tiveram um enorme sucesso em bilheterias, e todos nós sabemos que a Academia torce o nariz para longa-metragens "populares". É interessante também que a Lady Gaga tenha sido indicada a melhor atriz em um papel principal. A atuação dela foi fenomenal. Pensar que ela praticamente catapultou da carreira de cantora para atriz em tão pouco tempo e conseguiu se destacar no meio de tantas atrizes já renomadas em Hollywood. 

Por falar em atrizes.... acho que é a primeira vez desde que eu comecei a assistir ao Oscar que a Meryl Streep não é indicada! Ufa, já deu, né? Apesar de eu gostar dela, acho que é hora de dar uma trégua e deixar outras atrizes se destacarem.

As duas maiores surpresas foram quanto a categoria de Melhor Filme (ou, se você preferir, Best Picture). "Roma", o filme do qual eu tenho falado tanto ultimamente, conseguiu entrar para essa categoria, assim como Melhor Filme Estrangeiro. Claro que houve uma forçação de barra, já que o diretor é conhecido e um dos queridinhos da Academia, porém, não achei que fossem ceder à categoria pelo fato de a produção ser da Netflix. Pela primeira vez, um filme de streaming entra para a lista do Oscar. Será que estamos presenciando uma transformação na tão pragmática e seletiva Academia? 

Segunda maior surpresa: Pantera Negra também recebeu indicação para Melhor Filme. Finalmente um filme de super-herói entra para essa categoria, tão restrita a produções cult e dramas psicológicos. Não estou torcendo para que ele ganhe (e sim, "Roma" ou "Green Book"), porém, é outro passo à frente. 

Enfim, agora só resta esperarmos até o dia 24 de fevereiro para assistirmos ao evento mais esperado do ano para os cinéfilos... E você, o que achou das indicações? Comente aqui no blog!

Comentários