Nota

No dia 31 de dezembro de 2018, publiquei no meu Instagram um post avisando que, em 2019, eu iria dar uma trégua dali. Uma das minhas últimas postagens aqui no blog foi justamente a respeito de um sentimento típico dos usuários assíduos das redes sociais e, não obstante, eu me incluí nessa categoria. Fazia muito tempo que eu queria largar o Instagram. Já havia conseguido fazer isso com o Facebook, com o Twitter e com o Tumblr, há alguns anos, e me senti tão bem depois que acabei deletando minhas contas nesses três sites. 

Não entendam a minha nota como uma expressão de repúdio, nem que estou dando adeus à rede social em questão. Uso o app desde o início (entrei no final de 2010) e gosto muito de compartilhar fotos do meu dia a dia ali. Mas não gosto que ambientes virtuais controlem a minha vida, nem os meus impulsos, quanto menos o meu humor. E era exatamente isso que vinha acontecendo nos últimos meses. Por mais que tentasse, eu não conseguia me sentir bem. Não conseguia passar meia hora sem fazer o ritual de abrir a página inicial, atualizar as fotos, ir para o “Explorar” e gastar muito tempo sendo improdutiva. Mal acordava e já olhava minhas notificações; antes de dormir, era a última coisa que eu olhava. 

Já estou há três semanas sem usar o Instagram (deletei o app e, uma vez ao dia, vejo se pessoas de relevância para mim postaram algo - com isso, passo em média 5 minutos no site). Já me sinto tão aliviada que penso em passar o ano inteiro sem ele. É tão bom acordar e aproveitar a minha vida, do jeitinho que ela é. É tão bom não ter que me comparar com tantas pessoas ao mesmo tempo. É tão bom fazer meu dia render. É tão bom ler um livro por semana e fazer atividades que me dão aquela dose de dopamina bem merecida, como exercícios físicos, escrever, arrumar o quarto, passar mais tempo com a minha família. É tão bom enxergar o mundo ao meu redor, seja em uma caminhada, ouvindo os pássaros, ou quando me perco da minha mãe no mercado. É tão bom passar três dias (isso mesmo, três dias) sem recarregar a bateria do meu celular. É tão bom escrever ou ler um pouco antes de dormir, e ter um sono sossegado. 

Ainda não deu tempo de fazer uma avaliação completa dos pontos positivos e negativos de ter largado a principal rede social do momento, mas desde já encorajo você, que talvez se sinta preso ao seu feed, a tirar o app do seu celular e passar pelo menos uma semana sem saber o que as pessoas estão postando nos stories. 

Quanto às resenhas do Literariatura, elas logo voltarão à atividade normal.

Até breve!

Comentários