Como curtir o Carnaval (se você não curte o Carnaval)

Muitos de nós, cansados da rotina agitada, esperamos ansiosamente pelo Carnaval: seja para cair na folia, ou para relaxar em casa (como eu). Se você também se identifica com o segundo caso, ou não vai passar o feriado todo nos blocos de rua, leia algumas das dicas que tenho para dar!

1. Leia um bom livro (o que mais você espera em um blog sobre literatura?): Dependendo da quantidade de páginas, e do quanto você estará ocupado com outras atividades, dá pra ler tranquilamente dois livros de 200-300 páginas entre hoje (sexta) e quarta-feira de manhã. Seja por lazer ou por conhecimento, a leitura é sempre bem-vinda.

2. Assista a um documentário: Documentários nem sempre são chatos e cansativos - dê uma chance a eles! Você com certeza não estará sendo improdutivo: pelo contrário, as informações ali passadas poderão se tornar um conhecimento útil na sua vida. Escolha algum assunto de seu interesse, ou quem sabe, um que vá de encontro às suas opiniões (políticas, religiosas, culturais...). 

3. Faça uma bucket-list: O que você gostaria de fazer antes de chutar o balde? Todos nós já pensamos nisso, mas colocar no papel é outra história. Não precisa ser um guia para toda a sua vida, apenas escreva por diversão. Quem sabe não dê para realizar alguns desses planos/desejos?

4. Faça um bolo: Nem todo mundo tem dons culinários, mas fazer bolo não é tão difícil assim. Existem muitas receitas fáceis, de liquidificador mesmo, que não requerem nem ingredientes demais, nem talento. Essas delícias alegram o feriadão e o paladar.

5. Escreva um conto: Histórias pequenas, com poucos personagens, e que, com imaginação, são produzidas em um final de semana. Quem sabe você não se descubra autor desse gênero?

6. Cuide de um jardim: Se você mora em uma casa, talvez haja um canteiro com terra, ou uma hortinha, ou um jardim mesmo, precisando de cuidado. Em apartamento também dá, se você tiver plantinhas, é claro! Verifique se há alguma planta precisando trocar de vaso, ou de uma poda, ou se está com fungo, formigas ou teias de aranha. Pesquisando rapidamente na internet, podemos achar com facilidade antídotos caseiros contra pestes (no caso do fungo, por exemplo, água misturada com um pouco de bicarbonato de sódio; de formigas, cascas de laranja e sal grosso em volta do vaso ou perto do caule). Apesar de não ser tão simples quanto parece, a jardinagem é uma atividade bastante prazerosa. 

7. Escreva um poema: Se você tem preguiça de se dedicar a um conto, tente escrever um poema! Não precisa ser um poema de amor, pode ser sobre a natureza, sobre a sua família, um amigo ou amiga, sobre os seus sentimentos... há um mundo de temas para explorar.

8. Dê um limpa no seu guarda-roupa: Às vezes acumulamos roupas que nem usamos mais, ou que nunca usamos. Desentulhe suas gavetas e separe as peças que estiverem em bom estado, para depois doá-las a uma creche ou instituição de caridade, ou talvez vender a um brechó. Essa tarefa também se aplica a prateleiras de livros

9. Arrume seu quarto: Não quero dar uma de mãe para mandar arrumar o quarto, mas, por incrível que pareça, essa atividade é prazerosa (principalmente acompanhada de boa música). Jogue fora os lixinhos, organize suas papeladas de resumos de matérias e de papéis soltos, ponha ordem na casa!

10. Aprenda o básico de outra língua: Hoje existem centenas de apps no celular que nos ensinam um pouco de línguas estrangeiras e de suas culturas. Você não precisa terminar o feriado falando fluentemente, mas com a ajuda de um caderninho, dá para aprender os cumprimentos, o alfabeto, as pessoas gramaticais, os números e nomes de alguns animais e alimentos. 

11. Ponha aquela série em dia: É o que quase todos íamos fazer, de um jeito ou de outro. No meu caso, tenho que terminar The Good Place, porque empaquei no meio da segunda temporada 😬

12. Limpe a casa: A única atividade não prazerosa, porém que a gente costuma adiar até não poder mais. Mas você terá tempo o suficiente para descansar depois de um dia de faxina, então garanto que não será tãããão fatigante assim.

13. Leia uma revista: Uma National Geographic, Mundo Estranho ou Superinteressante, uma Galileu ou até mesmo revistas de atualidades são uma ótima dica para quem quer descobrir o que há de novo (e não necessariamente ruim) no mundo atual.

14. Faça um "trabalho de arte" : Se você gosta de desenhar, pintar, fazer colagens, editar imagens e vídeos, não perca tempo! Ocupe-se com o que você ama.

15. Fotografe a sua casa: Uma boa fotografia não requer uma bela paisagem, nem mesmo modelos vivos. Com noções básicas de fotografia, dá para fazer um ensaio bacana com objetos e móveis de casa, mesmo, e uma iluminação trabalhada com lanternas, abajures e luz natural.

16. Descubra músicas novas: A última dica, e você terá tempo para isso. Pesquise uma canção que você gosta no Youtube e vá clicando nas recomendações, de preferência em artistas desconhecidos. Aposto que isso vai ocupar pelo menos um dia (ou noite) inteiro, pois uma vez que você começa, é difícil parar.

Espero que vocês se divirtam com essas dicas! Bom feriado a todos!

Comentários