Resenha #20: O Misterioso Caso de Styles

Trago-lhes hoje um romance policial escrito pela Rainha do Crime, Agatha Christie. Como fazia mais de ano que eu não lia um livro dela, esta será a minha primeira resenha aqui no blog sobre uma de suas obras. 

Há alguns detalhes por trás da história de O Misterioso Caso de Styles que o torna um livrinho bem encantador: foi escrito a partir de uma aposta feita pela irmã mais velha, Madge (que até então era a escritora da família), em 1916, e tornou-se o primeiro livro publicado da autora, quatro anos mais tarde. O fato de ter sido escrito durante a Primeira Guerra Mundial influenciou a criação de seu personagem mais famoso, o detetive belga Hercule Poirot, que foi acolhido como refugiado na Inglaterra, onde grande parte das narrativas de Christie se situam.

Styles Court é a mansão onde vivem os irmãos John e Lawrence Cavendish, a esposa de John, Mary; a madrasta recém-casada, Emily Inglethorp, o marido, Alfred; a "dama de companhia" da Sra. Inglethorp, Evelyn (Evie), e a protegée, Cynthia. Há outros personagens importantes, porém vamos com calma por enquanto (tem muita gente envolvida nessa história!). O livro começa quando o narrador-personagem, Arthur Hastings, recebe um mês de férias após um período de convalescênça (devido a um ferimento durante a guerra). Sem saber o que fazer da vida, ele aceita o convite de um velho amigo (John Cavendish) para permanecer em sua casa. 

É quase imediata a percepção que ninguém aprova o novo marido da madrasta dos Cavendish. Todos, menos a velha senhora, julgam-no um patife, um aproveitador descarado, 20 anos mais novo do que a esposa. Junto com Hastings adotamos essa visão com sensatez, afinal, tudo indica que o sr. Inglethorp realmente quer se aproveitar da fortuna dela.   

Quando a Sra. Inglethorp é envenenada (não é spoiler, desde o início já sabemos a arma do crime!), a trama é montada de modo que qualquer um é suspeito de ter cometido o crime. O enteado John seria o herdeiro de Styles; o irmão estudou medicina e, consequentemente, conhece tipos de venenos; de Alfred todos já suspeitavam capaz de cometer um crime; Mary é uma mulher inteligente e associa-se continuamente com um doutor especialista em toxinas; Cynthia trabalha como farmacêutica, e assim a lista continua. 

Em uma jogada engenhosa, como toda boa obra de ficção policial, a autora escreve cada personagem com suas devidas histórias de vida e seus sentimentos, o que os torna complexos e, consequentemente, mais complicados de "desvendar". Quando Hastings descobre que Poirot está morando na vila (que também recebe o nome de Styles), imediatamente convida-o a investigar o assassinato. 

A partir daí, somos compelidos a tentar desvendar o mistério juntamente com Hastings e Poirot: tendo sido apresentadas as provas, começamos a raciocinar e a formar opiniões. É dificílimo  - até hoje não consegui adivinhar quem é o assassino de nenhum dos romances da Agatha Christie -, mas vamos construindo nossas suspeitas. Descartamos o suspeito mais óbvio (senão, estaria na cara, né?), mas... por que e como outra pessoa teria matado a senhora? Por outro lado... ah, dessa vez fiquei confusa!

Uma particularidade das narrativas da autora é o modo que ela interage com o leitor - acho que ela dá espaço à nossa imaginação, criando fac-símiles de plantas da casa, de cartas e bilhetinhos trocados entre personagens. Apesar dos romances policiais serem geralmente mais dedutivos, a autora nos revela o suficiente e nos oculta o necessário para "investigarmos" o crime. Além disso, Poirot (assim como Miss Marple) não são gênios como Sherlock Holmes, e são suscetíveis a errar e a terem de admitir seus erros. Para mim, esse é mais um ponto positivo para Christie.

Não vou estragar o final de O Misterioso Caso de Styles, mas para quem deseja começar a ler ficção policial, sugiro iniciar a leitura com esse livro (é curtinho e flui bem, dá para ler em dois dias tranquilmente). 

A versão que eu tenho é dos anos 1980, que comprei no Sebinho, mas achei uma versão nova (sem ácaros, rs) e em capa dura na Amazon: https://amzn.to/2IOI376

Espero que tenham gostado da resenha de hoje! Boa leitura :)

Comentários