Feira do Livro de Brasília 2019


Como toda boa leitora, eu não perderia a chance de conferir mais uma edição da Feira do Livro de Brasília (FeliB), que começou no dia 6 e vai até hoje, dia 16 de junho. Este ano o evento, que geralmente acontece na área lateral do Pátio Brasil Shopping, está situado entre o Museu da República e a Biblioteca. A princípio, esse fator me animou muito, visto que a área é bem localizada, mas comecei a desanimar quando li a respeito da falta de verbas e do consequente cancelamento de apresentações e de palestras com autores. 

Depois de ir à Bienal do Livro de São Paulo no ano passado, o esperado seria que eu fosse um pouco mais crítica com a dimensão da FeliB, mas o que eu encontrei me surpreendeu positivamente. A estrutura do evento tem uma dimensão muito boa, contando com uma espécie de "área gastronômica", dois palcos para apresentações; um espaço separado para projetos de incentivo à cultura e a autores; estandes de venda de livros (evidentemente), além de duas entradas muito fotogênicas. Dois pontos negativos que notei logo após a minha chegada: 

1) A (des)organização dos espaços. Mesmo conhecendo a área onde o evento está situado, confesso que demorou um tempinho para eu me localizar com precisão. Basicamente, as tendas ficam dispersas e nem todas têm uma função muito clara. A entrada é como uma "galeria de exposições" que dá para um palco chamado Café Literário e um tipo de praça de alimentação com Food Trucks. Daí, seguindo à esquerda, você encontra umas tendinhas (estilo aquelas de mutirão de vacinação) e acha que vai se deparar com alguma coisa interessante. Mas não. Há um estande da Globo (quiosque de vendas? Estúdio improvisado? Não descobri) e umas tendas vazias. Talvez o fato desse espaço isolado não ter dado certo foi o corte das verbas com o evento, mas achei que o propósito ficou  invalidado. 

2) O preço dos exemplares é igual, se não mais caro do que nas livrarias comuns. Geralmente em feiras literárias é possível encontrar bons livros por preços inferiores aos de mercado, além de sebos que marcam presença no local. Na FeliB, os livros vendidas entre 10 e 15 reais são (na maioria) livros de youtubers ou aquelas que quase todo mundo já leu. Na minha opinião, um evento que visa à promoção da leitura e da cultura deveria deixar os preços mais acessíveis aos visitantes. 

Outro ponto negativo, na minha opinião, foi terem misturado as apresentações musicais no espaço da tenda prinicipal. Na quinta-feira, quando fui pela primeira vez na FeliB, estava rolando uma apresentação musical que estava me tirando do sério. Eu nem consegui chegar nos estandes mais próximos do palco principal porque o barulho estava ensurdecedor (não lembro sobre o que era a apresentação, mas não tinha nada a ver com literatura). Podiam ter realizado essas performances lá fora e, quem sabe, com o nível sonoro um pouco menor.

Pontos positivos:

1) Há livros para todas as idades e gostos, da literatura fantasiosa a teses de professores universitários. Basta garimpar para encontrar um título que você ache interessante. Há expositores de cordel, bancas de livros religiosos, de artesanato...

2) O evento foi bem produzido (isso eu já mencionei, mas vale a pena repetir). Pelas imagens a seguir acho que dá para perceber isso (clique nas fotos para ampliar).



































Enfim, valeu super a pena ter visitado a FeliB. Aguardo ansiosamente a próxima edição!

Comentários