Resenha #26: Curto-circuito

A resenha que lhes trago hoje é sobre um livro tão contemporâneo que nem mesmo completou dois meses de publicação. Um livrinho pequeno, com 81 páginas e um conteúdo que me surpreendeu positivamente. O autor é Paulo Paniago, um dos professores mais conhecidos na Faculdade de Comunicação da UnB e, uma vez que peguei matéria ministrada por ele, fiquei curiosa para ler o livro por causa da divulgação que ele fez. 

A proposta é, em poemas de duas linhas, trazer reflexões a respeito de como vivemos, da política, de como tratamos nós mesmos e os outros, além de questionar as "verdades incontestáveis" do senso comum. Se você acha que fazer isso é fácil, meu amigo... Eu li o livro em uns 30 minutos, no máximo, mas tive que parar, às vezes, entre um poema e outro. A segunda linha (ou verso, seja lá qual for o caso) pode te fazer pensar profundamente em um assunto tão aleatório, mas tão aleatório, que sua linha de pensamento entra "em pane". 

Os poemas são debochados e, pelo menos no meu ponto de vista, conseguem cutucar a ferida do  modo de ler convencional. Não é por ser um livro pequeno que Curto-circuito é fácil de ser lido. Em cada leitura há uma nova surpresa, um novo curto. É isso que o faz ser tão divertido e estimulante ao mesmo tempo. 

Ah, e creio que quem tiver interesse em comprar o livro, basta enviar um email para o autor (paulopaniago@gmail.com)

É isso, por hoje. Até logo! 


57. "Orelhas de livros
falam pelos cotovelos"

Comentários